Como gerar valor através de dados

postagem 1

Os melhores gestores e analistas já não são hoje suficientes para manter o seu negócio na crista da onda.
Entender e trabalhar com todos os componentes e insights que dashboards e relatórios bem feitos podem oferecer é fundamental para que a empresa atinja todo o seu potencial.

A redução drástica no custo da Internet das Coisas (IOT) está acelerando drasticamente a criação e disponibilização de dados. Avanços em Machine Learning, Data Science, e do poder da internet e dos computadores podem tornar essa vasta quantidade de dados em insights de muito valor.

Fundamentos do business intelligence & data science

A habilidade para capitalizar em cima do que os dados tem a oferecer dialoga muito com o que chamamos de cadeia do business intelligence, que incluem um leque de capacidades técnicas, assim como processos empresariais sólidos. (Imagem abaixo)

Genericamente falando, para gerar valor através de analise de dados uma empresa precisa, internamente ou através de seus fornecedores ter:

1- Excelência em identificar, gerar e armazenar dados (o que é chamado de engenharia de dados)
2- Capacidade de analisar e visualizar esses dados (o que é chamado de ciência de dados).
3- Uma organização que esteja apta a complementar esses dados com um vasto conhecimento do seu negócio, de muito talento humano e uma estrutura empresarial ágil e interligada.

Gerar valor através dos dados depende de uma integridade de diversos elementos da cadeia de valor, e a cadeia de valor é tão boa quanto o seu pior componente.
Organizações que procuram ser bem sucedidas nessa geração de valor precisam contar com serviços excelentes em todas as etapas descritas.

Mas afinal, que valor é esse?

O valor gerado é distribuido em 3 setores

  • Marketing e Relacionamento – Usam-se as informações para ajudar as companhias a otimizar o relacionamento com os clientes, podendo direcionar na precificação dos produtos, prevenção de saída de clientes, ações de cross e upselling e promoções.
  • Adminsitração e Gestão – Empregam-se esses dados para direcionar insights para melhorar os seus processos internos. Manutenção preventiva, abastecimento de estoques e prevenção de fraude podem ser otimizadas pela análise de dados.
  • Pesquisa e Consultoria – Utilizada por empresas que estaõ a frente desses processos e trazem valor a ponto de expandir o portifólio da companhia. Isso abraça até vender os próprios dados, dar consultorias, realizar pesquisas e etc.

 

Compartilhe este post com seus amigos

© 2018 Todos os direitos reservados | Data Cartês